brandworks
21/01/2024

Como pode o Marketing participar na Estratégia?

Como pode uma equipa de Marketing endereçar assuntos relacionados com a estratégia organizacional? E porque deve fazê-lo?

Historicamente, e tipicamente em muitos mercados do nosso Continente, Marketing tem-se focado em problemas operacionais relacionados com a criação e crescimento da notoriedade de uma marca, com a influência na tomada de decisão do cliente ou consumidor, com a gestão de um portefólio de serviços ou produtos, com iniciativas que irão diferenciar uma marca dos demais concorrentes, e com a satisfação do mercado.

Marketing pode, no entanto, contribuir ainda mais para o desenvolvimento de posições competitivas e sustentáveis em um determinado sector. Ao fazê-lo, o marketing pode reafirmar o seu papel no diálogo estratégico no seio da organização, baseado num claro domínio do conhecimento de tudo o que compõe o mercado, desde consumidores, concorrentes, canais de distribuição, preços, conseguindo identificar oportunidades de maior competitividade e de crescimento de negócio.

Desta forma, as equipas de Marketing devem fornecer diagnósticos e prescrições generalizadas com foco nas fontes de vantagem competitiva baseadas no conhecimento da procura, da necessidade, e das atitudes por detrás dos comportamentos de compra.

Ao contrário das actividades de execução (normalmente definidas num Plano de Marketing) e de reacção ao mercado, o envolvimento de Marketing em assuntos da estratégia organizacional exige um conjunto de requisitos próprios:

  • Liderança que estabelece a direcção e motiva a organização a alinhar os esforços de Marketing à estratégia de negócio, e a obter e integrar a força colaborativa de todas as outras áreas funcionais da empresa.
    • Uma chefia de Marketing que se foque no passado, que trabalhe em silos, que não se identifique com a estratégia da empresa e que não procure a contribuição de equipas internas e externas estará a condenar o sucesso desta equipa de Marketing.
  • Influenciar, promover e credibilizar Marketing como a função-motor de inovação e de adaptação organizacional à sua envolvente.
    • Uma equipa de Marketing percebida internamente como um gabinete que trate meramente da imagem da empresa ou marca, como um centro de custo, dificilmente será ouvida pelo resto da organização.
  • Acreditar no potencial da organização e na proposta de valor que a empresa poderá criar.
    • Quando não acreditamos no que fazemos, e que podemos fazer melhor do que a nossa concorrência, não nos sentimos motivados, e mais dificilmente conseguimos fazer alguma coisa acontecer.
  • Conhecimento técnico e processos que consigam encadear a estratégia organizacional à sua correcta execução, em todas as frentes e áreas de Marketing.
    • Caso contrário, as iniciativas do Plano de Marketing, os seus objectivos e KPIs serão definidos desconsiderando a direcção para a qual a empresa caminha, desalinhando os esforços alocados e desperdiçando recursos.
  • Conhecimento profundo de todo o sector, tendências e forças que fazem mexer o mercado, conseguindo alimentar a tomada de decisões estratégicas com insights do mercado.
    • Quando não sabemos quais as necessidades que estamos a suprir, e como elas são (ou não) satisfeitas, vamos desenvolver inovações que não serão úteis do ponto de vista do consumo, e/ou que não diferenciem a marca das demais existentes.
  • Uma visão a longo-prazo e responsável, orientada para a sustentabilidade funcional, financeira e competitiva das inovações que ganharão vida, fundamentada por uma atitude responsável para com todos os stakeholders da organização.
    • A ambição de gerar lucro rapidamente pode destruir recursos e oportunidades de negócio futuras.
  • Pro-actividade para identificar, estudar e desenvolver as oportunidades de crescimento de marca e de negócio.
    • Ao ritmo a que evolui o mercado e o comportamento de compra e de consumo, as equipas de Marketing devem conseguir antecipar as mudanças e mais rapidamente do que os concorrentes adaptar-se a elas.

Contacte a Brand Works para saber como poderemos ajudar a sua empresa a diferenciar-se, a inovar e a elevar o seu potencial, ou a adquirir competências de marketing. Os nossos serviços de consultoria e capacitação são desenhados à sua medida para responder aos desafios únicos da sua organização.

 

Deixe o primeiro comentário

Shopper Mogul - Brand Works Angola - Consultoria de Gestão de Marketing

brandworks

A Brand Works é uma força pioneira no mercado angolano, promovendo-se firmemente como a melhor consultora de Marketing Estratégico. Temos o prazer de ser os primeiros a apresentar o Shopper Mogul, uma solução excecional que nos distingue. Perante a incerteza, somos levados a demonstrar o verdadeiro valor do investimento em Marketing Estratégico através da produção de resultados tangíveis. Com a nossa experiência focada e abordagem inventiva, estamos confiantes em desbloquear todo o potencial da sua empresa e impulsioná-la para um sucesso excecional.