brandworks
23/11/2023

Marketing de Experiência, e um caso de estudo Angolano

As marcas procuram sair do espaço comoditizado, direccionam os seus esforços de Marketing à diferenciação, e tentam adicionar valor à sua oferta por meio de serviços acessórios e através de experiências. Não se predispõem apenas a satisfazer a demanda do seu público-alvo respondendo às suas necessidades funcionais e emocionais. Pretendem ir mais longe, levando à sua audiência experiências e sensações memoráveis e únicas, com o grande objectivo de estabelecerem uma ligação à marca que seja emocional e inesquecível.

Isto é Marketing de Experiência.

Estas experiências, ainda que não sejam personalizadas a cada um dos indivíduos que as vivencia, permanecem de forma única na memória. Cada pessoa engaja intelectual, física e espiritualmente com aquela marca de forma diferente. Por essa razão, quando o momento da compra chegar, estes consumidores estão predispostos a pagar um preço premium, pois percebem quão ricas são estas experiências inesquecíveis.

Vamos pensar por exemplo em jogar na PlayStation com os óculos de realidade virtual (VR), visitar o parque temático da Ferrari, jantar debaixo de água – comida para quê?, fazer turismo em Cancun em regime all-inclusive, casar no metaverso, assistir a uma corrida RedBull Soapbox, fazer uma licenciatura em Oxford..

Experiências e sensações, únicas e inesquecíveis.

Algumas marcas, já transcenderam o espaço que o seu produto ou serviço ocupava, obtendo um posicionamento de marca bem definido que vai para além do seu portefólio. Vejam por exemplo a RedBull – que outros rendimentos terá a marca que não advenham da venda da sua icónica bebida?

No nosso mercado, temos outro belo exemplo. O Show do Mês. Um serviço no sector do entretenimento que começou com concertos, tendo-se alargado a momentos de celebração da música e dança Angolanas, em eventos e sentadas, que já foram até exportados. Os clientes do Show do Mês ostentam o merchandising da marca e pagam um preço premium pela oportunidade de ouvirem ao vivo a música com que cresceram, de a dançarem e cantarem com os seus amigos e familiares, num ambiente onde se reproduzem de forma autêntica todos os elementos da cultura Angolana, nomeadamente a comida da terra, e a festa de quintal. Uma recepção calorosa por parte da equipa do Show do Mês, beijinhos, sorrisos e kandandos durante todo o evento. Matam-se as saudades. A organização vai mais longe e publica fotografias e vídeos dos seus consumidores divertindo-se desprendidamente, que lá aparecem de traje descontraído. Para além de fazer convites personalizados, o Show do Mês também se dedica a dar os parabéns aos clientes que vão completando mais um ano de vida, e a homenagear os que já se foram. É através destas emoções que a marca conta com o apoio dos seus fiéis clientes na participação activa da construção destas experiências, deixando vários canais de comunicação abertos a receber críticas e sugestões. Estes clientes são fãs incansáveis, assíduos, a quem a organização carinhosamente chama de “showistas”.

Na perspectiva de Marketing, e particularmente Marketing de Experiência, o Show do Mês inovou e desenhou o seu serviço de forma adequada e única, prepara-o cuidada e rigorosamente até ao detalhe, direccionando-se para um nicho que soube facilmente alcançar, e sobretudo reter. Um nicho que participa activamente na construção da marca. Cria e vende experiências altamente imersivas, sensoriais e afectivas. Com a força nostálgica com que desenvolve as experiências, o Show do Mês é uma marca que toca o coração dos Angolanos que estão em qualquer parte do mundo, e muito facilmente se continuará a internacionalizar, independentemente do produto/serviço ou submarca que colocar à disposição deste público-alvo. Com muita criatividade e amor à cultura, a marca cresceu conquistando a confiança e os corações dos seus consumidores, e tem bem presente no seu DNA isto que é Marketing de Experiência. Não vende apenas o buffet e a música de qualidade ao vivo, é muito mais do que o entretenimento, é uma família a viajar no tempo para viver e desfrutar dos valores da cultura Angolana, e do orgulho que sente nela.

E com quase 10 anos de idade, como poderá o Show do Mês evoluir e continuar a inovar, de forma a reter o seu posicionamento, a satisfazer esta ou outras audiências, e a evitar que a concorrência apareça?

Contacte a Brand Works para saber como poderemos ajudar a sua empresa a diferenciar-se, a inovar e a elevar o seu potencial, ou a adquirir competências de marketing de experiência. Os nossos serviços de consultoria e capacitação são desenhados à medida para responder aos desafios únicos da sua organização.

Nota importante: Este artigo não foi encomendado nem pago pelo Show do Mês.

1 comentário

  • Januário Marvão

    Conteúdo muito interessante, esclarecedor e acima de tudo capaz de despertar qualquer curiosidade e desejo de ir aprofundando cada vez mais com a vossa equipa. Meus parabéns pelo conteúdo!

Deixe o seu comentário

Shopper Mogul - Brand Works Angola - Consultoria de Gestão de Marketing

brandworks

A Brand Works é uma força pioneira no mercado angolano, promovendo-se firmemente como a melhor consultora de Marketing Estratégico. Temos o prazer de ser os primeiros a apresentar o Shopper Mogul, uma solução excecional que nos distingue. Perante a incerteza, somos levados a demonstrar o verdadeiro valor do investimento em Marketing Estratégico através da produção de resultados tangíveis. Com a nossa experiência focada e abordagem inventiva, estamos confiantes em desbloquear todo o potencial da sua empresa e impulsioná-la para um sucesso excecional.